Poesias

MARCOS MALFATTI            

Ignorância ( MM )

O elemento mais violento e doentio de uma sociedade é a ignorância. A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
O verdadeiro conhecimento vem de dentro de cada pessoa, vem da perplexidade, e só ele ilumina, transforma e liberta. Não há conhecimento que não tenha algum valor. Ele torna a alma jovem e diminui a amargura do viver.
Ninguém se torna iluminado imaginando lâmpadas acesas, ou livre apenas sonhando em voar, mas sim rompendo os grilhões que o prendem às trevas da ignorância. Porém, esse procedimento pode, em princípio, ser desagradável, porque a luz e a liberdade que o conhecimento traz podem assustar pela força inerente que carreiam e pelo poder que podem conferir.
Pouco e raso conhecimento torna as pessoas superficiais, presunçosas, arrogantes e prepotentes. Muito conhecimento, as tornam humildes e as colocam a um passo da sabedoria. Todavia, não se deve jamais confundir conhecimento com sabedoria. Esta, ajuda a construir uma vida; aquele, a ganhar a vida.
 
Texto de MM

Autor: Eduardo Gomes
Data: 06/12/2021


 
 

Categorias Poéticas:


Eduardo Gomes          Tel.: 55 - 71 - 98148.6350     Email: ebgomes11@hotmail.com