Poesias

Hai Cai

Heterónimo do Cientista Político Eduardo Batista Gomes, estudioso, Antropólogo premiado pelas conclusões dos seus Trabalhos junto às Tribos dos Aborígenes Australianos e Hora premiado pelos estudos dos Aborígenes Indo-Americanos e Companhia...

 

Eis minha interpretação desta classe de poemas, japonesa, menos inocente que realista, mais mundana do que lírica, com um toque venal, profundo, pessoal, interior...

Haicai (Haïku ou Haikai) é um forma poética de origem japonesa, surgida por volta do século XVI, que valoriza a concisão. O Haicai é a arte de dizer o máximo com o mínimo.

 
Cada Haicai capta um momento de experiência, um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida.
 
O grande mestre haicaista foi Matsuo Bashô (1644-1694), que dedicou-se a fazer do Haicai uma prática espiritual, unindo a poesia com os princípios zen-budistas.
 
 velho tanque
 uma rã salta
 barulho d'água
 
              Bashô
 
Embora sua métrica não seja rígida, geralmente o Haicai é composto por 17 sílabas métricas, divididas em três versos (5, 7, 5).
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haikai

      


 
 

Categorias Poéticas:


Eduardo Gomes          Tel.: 55 - 71 - 98148.6350     Email: ebgomes11@hotmail.com