Poesias

TEXTOS D TERCEIROS 01       Voltar   Imprimir   Enviar   Email

Texto de minha amiga Solange para mim sobre o tema Educação (Solange Simões)

Eduardo Gomes explica que o fascismo é uma ideologia macabra, transmitida em um contexto desumanizado com ausência de Consciência de Humanidade, empatia e ética moral (que são fundamentais para um convívio sadio e pacífico). Já o fanatismo dogmático é uma cegueira mental produzido pela Ignorância soberba de egos que acreditam ser donos de uma verdade absoluta, com isso perdem a conexão com a consciência e a capacidade de observação, análise e discernimento. A desonestidade é desvio de caráter, que produz a imoralidade, o cinismo, a demagogia, a hipocrisia. Todos estes elementos estão presentes em seres humanos com deficiência educacional. Uma pessoa bem educada não é imoral, narcisista, egoísta, desumana, escravista, insensível, arrogante. Desonesta.

Por ausência de um bom nível educacional o Brasil vive hoje uma crise de civilização num contexto de barbárie onde não se respeita a Vida Humana  o que mostra claramente a deficiência da educação brasileira.

Começando com a elite que reúne grupos pessoas instruídas, capitalistas, mas corruptas, insensíveis, egoístas, avarentos, mercenários, charlatões, totalmente desumanizados, ou seja, a elite escravista brasileira não tem um bom nível educacional no sentido mais profundo da concepção da palavra.

Há vários livros que mostram a origem da formação deste grupo que representa a elite do atraso, começa com a colonização, um grupo predatório que destrói a Natureza e escraviza seres humanos para acumular riquezas, pensamento presente até hoje na mentalidade dos donos do dinheiro ( Darci Ribeiro tem livro que explica bem. Para estudar conceitos de Educação e instrução há também vários livros Huberto Rohden no livro "Educação do Homem Integral explica bem).

Para um leigo que não estuda Educação é fácil jogar a culpa na ineficiência da educação em um professor, porque ele desconhece a complexidade de como funciona a educação de uma população (inclui aqui também os donos do dinheiro), desconhece como os grupos hegemônicos acumulam riquezas; desconhece os aparelhos ideológicos do Estado burguês; etecetera; também desconhece as dificuldades enfrentadas por professores da educação popular; desconhece estrutura do sistema social no qual está inserido, que divido em classes sociais, onde existem projetos para não educar os mais pobres, para tanto desvalorizando do professor é Necessário; Não conhece os projetos para que uns não sejam educados, assim dar continuidade ao sistema escravocrata de exploração do trabalho humano e dar continuidade aos privilégios para uma pequena parcela de materialistas desumanos acumulem riquezas.

O péssimo nível de educação faz com que, quem não está no pico da pirâmide social agrida os que lutam por Justiça Social e apoie aquele o vampiro que suga sua energia e seu trabalho para acumular riqueza.

Também é o péssimo nível de educação que faz a maioria da população brasileira não saber o que é Estado Democrático de Direito, Cidadania. Também é o péssimo nível de educação que essa maioria eleja políticos corruptos inescrupulosos, que roubam o dinheiro público, acumulado pela contribuição e trabalho da maioria da população.

É a péssima qualidade da Educação que proporciona um grupo eleger um homem pervertido, perverso, cínico, desqualificado grosseiro, que foi muito mal educado, ser eleito presidente de um país com graves problemas sociais para ser resolvidos.

Ampliando assim contexto social que reúne por diversos motivos, pessoas com tendência a agressividade, adeptas a violência e com sérios problemas éticos, sendo o mais grave a falta de Respeito a Vida Humana! É a péssima qualidade da Educação que faz pessoas e gestores públicos destruir a Natureza. Pessoas possuem uma educação deficiente, geralmente são narcisistas, arrogantes e soberbas, porque não são educadas para serem humanas e com Consciência de Humanidade e Ética. Estes aspectos

fundamentais para uma Educação Humanizada e seres humanos bem educados. Aqui está o fracasso da Educação brasileira, que a nível hegemônico é uma educação bancária, desconectada com a Vida, focada na instrução e não na Educação Integral do ser humano. A educação brasileira, mesmo a nível de instrução, é avaliada como a pior na América Latina e também que alguns países da África. Considerando o alto índice de evasão escolar entre os pobres

Também observa-se o péssimo nível da educação brasileira o alto índice de pessoas com escolaridade a nível acadêmico que votaram e apoiam Bolsonaro, além de evangélicos materialistas com ausência de ética moral e outros fanáticos.

Falar de Educação não é achismo. A questão é complexa (começa na barriga de uma mãe, quando a mente de um ser começa a registrar informações das experiências do que sente e vive, todas informações de toda uma vivência fica lá na memória cognitiva desorganizada no inconsciente). Para falar de Educação é preciso muito estudo, porque existe Diversidade de modelos de educação, cuja iniciação primária começa na infância, na família, quando a criança chega na escola ela não é.um livro vazio. Ela traz já. muita história pessoal e alguns muitos conflitos.

Quando um professor afirma a péssima qualidade da Educação brasileira, fala com consciência da complexidade, também com consciência do sistema social e também da ineficiência da gestão da educação pública, com a escolha de qualquer um leigo para Ministro ou Secretário da Educação Pública. Educação Pública é para atender a Necessidade de uma Diversidade, não interesse político de gente egoísta e mal educada.

Autor: Eduardo Gomes
Data: 07/07/2021

 

Categorias Poéticas:


Eduardo Gomes          Tel.: 55 - 71 - 98148.6350     Email: ebgomes11@hotmail.com | Desenvolvido pela Loup Brasil.