Poesias

Pra quem eu gosto       Voltar   Imprimir   Enviar   Email

Uma Breve História do Homem no Tempo:

Eternidade da inexistência do Homem...

Tempo criador do Universo!

Contração e expansão eternas!

Big Bang!!!

Via láctea, Sistema Solar, Planeta Terra (surge a 6 bilhões de anos atrás)...

Oceano e Pangeia resfriando, surge a vida mais primitiva no oceano, unicelular a 4 bilhões de anos atrás...

Pangeia resfriado a flora passa a habitar e depois a fauna com os peixes anfíbios...

Surgem os répteis, tornam-se gigantes Dinossauros e passam centenas de milhões de anos dominando a Terra, até que a 65 milhões de anos um Asteroide os dizima.

Os mamíferos que já habitavam a Terra passam a se destacar e dominar...

Surgem os primatas habitando a copa das árvores...

Alguns descem para a terra e começam a andar bípedes...

6 milhões de anos atrás, surge o primeiro Australopitecos num vale da Etiópia na Mãe África e assim sucessivamente por 4 milhões de anos surgiram várias espécies de Australopitecos. Detalhe, o cérebro continuava do tamanho de um chimpanzé.

2 milhões de anos atrás surge a primeira espécie de Homo, o Homo Habilis que já fabricava ferramentas de pedra, possuía o cérebro duas vezes maior que o do chimpanzé e se alimentava de carcaças e carniças. Não caçava...

Várias variações da espécie Homo surgiram e desapareceram...

1,5 milhões de anos atrás surge o Homo Herectus que já dominava o fogo, e fazia reuniões sociais em volta da fogueira, finalmente começa a caçar...

Não se sabe ao certo quando surgiu a linguagem, mas só pode ter sido desenvolvida aos poucos no tempo potencializando ainda mais a capacidade do Homo pensar.

400 mil anos atrás surge o Homo de Hildeberg que voltou para a África e se tornou a 300 mil anos a nossa espécie Homo Sapiens Sapiens e foi para a Europa se tornando o Homo Neandertal.

Descoberto o sítio arqueológico mais antigo do Homo Sapiens Sapiens datado de 300 mil anos atrás, no Marrocos.

Descoberto outro sítio arqueológico do Homo Sapiens Sapiens datado de 200 mil anos atrás, na Etiópia.

Estudos biológicos constataram que a Humanidade descende de uma única Fêmea, a Eva das Mitocômdrias que viveu a 200 mil anos atrás na África.

Os ancestrais comuns mais recentes a todos os homens e todas as mulheres modernos viveram quase na mesma época, segundo um novo estudo feito pela Universidade Stanford, nos EUA. Os chamados "Eva mitocondrial" e "Adão cromossomial-Y", dos quais alguns genes podem ser encontrados em toda a humanidade atual, não são as figuras descritas na Bíblia e nem chegaram a se conhecer.

Apesar disso, novas pesquisas indicam que essa mulher viveu entre 99 mil e 148 mil anos atrás, enquanto o precursor do homem habitou a Terra entre 120 mil e 156 mil anos atrás. Os resultados foram publicados na edição de sexta-feira (2) da revista "Science".

Segundo o autor sênior Carlos Bustamante, professor de genética em Stanford, trabalhos anteriores indicavam que esse antepassado do homem havia vivido bem antes da mulher, entre 50 mil e 115 mil anos atrás, o que agora foi revisto.

De acordo com a ciência, esse homem e essa mulher não foram um casal, mas tiveram a sorte de passar com sucesso, através dos milênios, partes específicas de seus DNAs, como o cromossomo Y (que determina o sexo masculino, passado de pai para filho) e o genoma mitocondrial (presente nas mitocôndrias, as usinas de energia das células, e transmitido de mãe para filho ou filha).

Isso significa que outros ancestrais humanos não tiveram essa sorte, e seus genes acabaram desaparecendo por causa da seleção natural e de um processo aleatório conhecido como deriva genética, que provoca mudanças no DNA de populações ao longo do tempo.

Na opinião do principal autor do estudo, David Poznik, muitos antepassados podem ter morrido por um evento ainda não identificado. "É possível que haja elementos na história demográfica humana que predispuseram essas linhagens a fundir-se em determinados momentos", explica.

O Homo Sapiens Sapiens e o Homo Neandertal já praticavam rituais de passagem, funerais. Surge a religião, a crença no transcendental. Enfim o Homo cria "deus"...

O Homo Sapiens Sapiens se espalha pelo mundo e absorve as outras espécies de Homo devorando-as e cruzando com 5 outras espécies de Homo restando traços em nossa cadeia de DNA, sendo que há 40 mil anos vai para a Europa e absorve o Homo Neandertal.

Resultado nosso DNA tem traços de diversas espécies e 20% dele é Neandertal.

Espalhamo-nos pelo mundo atrás de água e de comida. Conhecemos a carne através dos restos de carniça dos predadores como as Hienas e da Dieta de Carne das outras espécies de Homos que devorávamos. Não podemos esquecer jamais que somos animais (inteligentes) e assim respeitaremos nossos semelhantes e nossa tão maltratada Natureza. Resta salientar que nossa dieta na pré-história era composta basicamente por proteína animal. Só com o advento da Revolução Agrária acrescentamos, em demasia, Vegetais em nossa dieta...

O que somos hoje???

Animais inteligentes, biologicamente uma espécie de primata, portanto um tipo de macaco com todas as necessidades fisiológicas de qualquer animal e que está em rota de colisão da espécie com a morte por desrespeitar em demasia a Natureza e não compreender que somos todos irmãos!!!

Eternidade da inexistência do Homem... 

Autor: Eduardo Gomes
Data: 17/02/2014

 

Categorias Poéticas:


Eduardo Gomes          Tel.: 55 - 71 - 98148.6350     Email: ebgomes11@hotmail.com | Desenvolvido pela Loup Brasil.